Dia Mundial da Educação Ambiental

Hoje, 26 de Janeiro, dia da Educação Ambiental, partilhamos as contribuições dos nossos parceiros do Ecology Day, celebrado anualmente a 14 de Setembro.

O Ecology Day tem como missão aproximar a Ecologia da sociedade. Nesta celebração, na qual o aumento da literacia em Ecologia é o objectivo, os diversos parceiros divulgam distintos assuntos que consideram relevantes para a protecção da natureza, sustentabilidade ambiental e biodiversidade. Para além da disseminação do conhecimento científico, o Ecology Day tem também uma vertente de educação ambiental com distintas ofertas de actividades para diferentes públicos alvo.


Com esta lista pretendemos promover uma reflexão sobre as preocupações ambientais, desde as causas das alterações climáticas, à perda de biodiversidade. Identificar o que é da nossa responsabilidade e favorecer uma mudança de atitudes e comportamentos face à protecção ambiental.
Incentivamos e desafiamos a quem nos acompanha, a criar mais actividades e recursos que permitam o aumento da consciência cidadã no que concerne às problemáticas do meio ambiente e dos seres vivos que dele dependem.

 

jogos 3

 

Alterações Climáticas – O jogo de Tabuleiro

Michela Leonardi, Universidade de Cambridge

cc bg

Para os apreciadores de jogos de tabuleiro, fica a sugestão deste jogo que nos mostra of efeitos das alterações globais naturais ou antrópicas nas espécies animais.
Como sobrevirá as alterações? Que mutações adaptativas surgirão? Migrar, evoluir ou ser extinta?

 

Solos - à conquista do crachá

Sociedade Portuguesa de Ciência do Solo (SPCS)

solos cracha 2

Sem o solo não seria possível cultivar plantas, produzir alimentos para nós e para os animais ou ter materiais para construir abrigos – o solo é uma fonte de vida!
Mas o que sabemos sobre o solo?
“Solos – À Conquista do Crachá” leva-nos numa viagem à descoberta do solo. Aqui encontramos actividades que nos permitirão aprender mais sobre o solo e como ele se forma, que criaturas vivem nele e a importância que ele tem no nosso dia a dia. MAS, também descobriremos como e qual o nosso papel na sua proteção.

 

Eco Afonsinho - Jogo interativo

Laboratório da Paisagem de Guimarães

afonsinho

Este jogo, tanto para telemóvel como para computador, é direccionado a um público do 1º ciclo. Com o Eco Afonsinho, o Conquistador da sustentabilidade ambiental de Guimarães, aprende-se a lutar por uma melhor qualidade de vida.
Nas ruas históricas da Cidade Berço, venceremos desafios relacionados com a energia, eficiência energética, reciclagem, e muito mais.

quizzes 1

 

BIO QUIZ e Ecology Day Quiz

Centro de Educação Ambiental, Município de Esposende

bioquiz 1

BIO QUIZBIO QUIZ

Neste questionário interactivo o público é desafiado a testar os seus conhecimentos em Biodiversidade. O que sabe sobre veados e corços? De que se alimenta a cegonha preta ou o lince ibérico? O que é uma causa preênsil? É o chorão das praias uma espécie nativa, exótica, ou é já considerada invasora?

ECOLOGY DAY QUIZ 

Teste os seus conhecimentos sobre Ecologia.

O que é a Ecologia? O que precisam as plantas para sobreviver? Que animais pertencem à fauna portuguesa? São algumas das perguntas que precisam de resposta.

 

Quiz - Solos Degradados e Reciclagem de Materiais 

Projeto LIFE No Waste

no waste

O que é um solo saudável e um solo degradado? Qual a percentagem de solo degradado pela actividade de minas na Europa? E em Portugal? Como é que a reciclagem de materiais reduz a nossa pegada ecológica?

Let’s ECO

IEBA - Centro de Iniciativas Empresariais e Sociais

lets eco

Neste jogo perceberemos qual o nosso nível de conhecimento sobre  ambiente e práticas na área ambiental e que comportamentos ajudam a preservação do ambiente.
Disponível em Google Play

 

 

videos

 

Como Planear a Floresta do Futuro?

cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

floresta

As florestas das zonas semiáridas estão sob ameaça. As alterações climáticas e as mudanças de uso do solo têm levado ao seu declínio e à falta de regeneração natural.
Este vídeo mostra como as características locais influenciam decisivamente o crescimento da floresta a longo prazo.

 

 

 

O sentinela do Oceano

Live Ocean

 albatroz 1 

Quem é o Albatroz-das-antípodas (Diomedea antipodensis)? Que ameaças enfrentam? Que acções podemos tomar para que o futuro desta espécie seja diferente da tendência atual?

 

Paúl Natura

Município de Azambuja

paul natura

 

Venha conhecer o projeto de Educação e Formação em Conservação da Natureza no Paul de Manique do Intendente, Concelho de Azambuja que contém uma riqueza em biodiversidade que faz deste um local único no município.

 

Praia, Outras Perspetivas

Mar de Experiências

mar de experiencias

 

O outro lado da praia, tipo de lixo vêm parar à praia, trazidos pelo mar ou por descuido cívico? Este vídeo mostra uma forma lúdica e didática de reforçar a consciencialização ecológica dos mais novos e apelar à cidadania ativa e reflexiva de todos.

 

Refúgios Selvagens do Oeste

Associação de Defesa do Paul de Tornada - PATO

refugios

Venha conhecer a Lagoa de Óbidos e aReserva Natural Local do Paul de Tornada e perceber a importância das zonas húmidas.

 

A compostagem

Parque Ecológico do Funchal

funchal 1

Quais as vantagens de fazer compostagem? Como ajuda a mitigar as alterações climáticas? Acompanhe para aprender qual a importância da compostagem para o ser humano e para a Natureza.

filmes
  
Ao ritmo das marés
MARE- Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

ao ritmo das mares

Este documentário foca as diferentes formas de vida que ocorrem nos ecossistemas costeiros, especificamente na zona afetada pelo ciclo das marés. E procura consciencializar para a valorização e protecção do património natural das zonas costeiras.

 

Olivais tradicionais do Baixo Alentejo

cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

alentejo

A paisagem do Baixo Alentejo é um lugar de enorme diversidade biológica. Os olivais tradicionais são uma componente importante desta paisagem, à semelhança do que se observa um pouco por toda a Bacia do Mediterrâneo.

 

 

Soure Sustentável

Câmara Municipal de Soure

soure

 Sabe o que é um centro ecológico? Para que servem? O que acontece aos resíduos que colocamos num Oleão? Em que se tranformam? 
Sabia que a reciclagem de lâmpadas permite a promoção de novas lâmpadas, ou pode ser reutilizada na contrução civil?

 

Ecossistemas Ribeirinhos

Município de Santarém, Divisão de Ambiente e Sustentabilidade

santarem

Com este vídeo aprenderemos o que são os sistemas ribeirinhos e como os valorizar e proteger

 

 

textos

 

A biodiversidade da tua janela

Laboratório da Paisagem de Guimarães

janela

 O "Mini-Guia de campo: A biodiversidade da tua janela" pretende dar a conhecer 12 espécies comuns, algumas das suas principais características e ainda pequenas curiosidades que poderemos encontrar a partir da janela ou no jardim de casa. Um desafio para toda a comunidade.

 

As nossas ações e os seus impactos ambientais

Institut de Biologie Intégrative et des Systèmes (IBIS), Université Laval

ibis

Este recurso educativo acerca da interconectividade dos ecossistemas,  qual é o impacto que as nossas acções têm nestes de forma a melhor perceber essas acções num concetio global e sistémico.

Biodiversidade na Varanda

Campo Aberto - Associação de Defesa do Ambiente

varanda

Este texto prentende demonstrar a  qualquer pessoa, que mesmo em meio urbano e periurbano, pode contribuir para o estímulo e incentivo à biodiversidade, que se encontra em declínio.

 

livros

 

A aventura de Sara, a pequena saramugo

LPN - Liga para a Protecção da Natureza

sara saramugo
 

Este conto infantil produzido no âmbito do Projeto LIFE-Natureza “Conservação do Saramugo (Anaecypris hispanica) na bacia do Guadiana (Portugal)” (LIFE13 NAT/PT/000786) tem como principal objetivo dar a conhecer o saramugo, o seu habitat e algumas das espécies que nele habitam, assim como as principais ameaças à sua sobrevivência. Deste modo pretendemos potenciar o interesse e a conservação deste pequeno peixe de água doce cujo estatuto de conservação em Portugal é de criticamente em perigo.